Conferência on-line do Instituto Schiller
O Plano Oásis:
A Solução LaRouche para a Paz por Meio do Desenvolvimento entre Israel e Palestina e para todo o Sudoeste da Ásia
Dia: Sábado 13 de abril del 2024
Hora: das 12h às 17h30 (hora de Brasília); 16h às 21h30 (hora de Lisboa)
—Por zoom em inglês, com interpretação simultânea ao espanhol—
Registre-se abaixo
Em 18 de fevereiro, a Organização LaRouche lançou um vídeo de 14 minutos intitulado "O Plano Oásis: A solução LaRouche para o Oriente Médio".
"O mundo inteiro é testemunha dos horrores que estão sendo infligidos ao povo palestino, compartilhados conosco todos os dias em forma de vídeo", abre o vídeo. "Mas a destruição continua, com o apoio ativo dos Estados Unidos e de um número cada vez menor de outros países. A aptidão moral da humanidade para sobreviver está sendo testada. O show de horrores precisa acabar, começando com um cessar-fogo imediato e incondicional." Esse cessar-fogo deve ser acompanhado de um fluxo maciço de assistência humanitária para Gaza e de trabalho para uma solução política para a crise, incluindo a existência e o reconhecimento internacional pleno de um Estado palestino soberano.
"Mas sem desenvolvimento econômico", afirma o vídeo, "sem um caminho viável e significativo de progresso para o futuro, os acordos políticos em si são insustentáveis. As pessoas da região precisam saber que seus filhos terão um futuro melhor, uma vida melhor. A paz por meio do desenvolvimento econômico é a única base bem-sucedida para uma paz duradoura e justa na região. Foi isso que o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin percebeu - não existe uma base puramente militar para a paz ou a segurança; o desenvolvimento é essencial."
Como os israelenses e os palestinos poderão fazer a paz depois do que aconteceu? Helga Zepp-LaRouche, fundadora e líder internacional do Instituo Schiller, enfatiza que não podemos resolver esse conflito, ou qualquer conflito, permanecendo no nível do conflito. Usando um conceito de Nicolau de Cusa (1401-1464), chamado de coincidência de opostos, ela nos exorta a nos elevarmos acima do nível de desespero, ódio e vingança, para encontrarmos um interesse comum em aumentar o bem-estar de todas as pessoas por meio do desenvolvimento econômico da região como um todo.
Precisamos urgentemente de uma visão inspiradora de um futuro em que israelenses e palestinos possam viver lado a lado. "Paz por meio do desenvolvimento" é o nome do conceito proposto por Lyndon LaRouche (1922-2019) e seus colaboradores desde 1975, e não apenas aqui, na forma do Plano Oasis, mas para o mundo todo, na forma da Ponte Terrestre Mundial.
O Plano Oasis se concentrou principalmente em abordar a maior barreira ao desenvolvimento da região - a escassez de água doce - por meio da construção de uma rede de usinas de dessalinização, idealmente movidas a energia nuclear, que poderiam transformar a abundante água do mar em água doce. E essas usinas não ficariam apenas na costa do Mediterrâneo; elas seriam construídas ao longo de dois novos canais: um ligando o Mar Vermelho ao Mar Morto e outro ligando o Mar Morto ao Mediterrâneo.
Ao cooperar para combater o deserto, e não uns aos outros, as pessoas da região poderão reconhecer melhor a humanidade de cada um, a capacidade comum dos seres humanos de descobrir os princípios da natureza e transformar nossa relação com o ambiente ao nosso redor.
Não existem animais humanos.
O Plano Oasis não se destina apenas a Israel e à Palestina e aos países vizinhos, mas a toda a região do sudoeste da Ásia, incluindo o Afeganistão, a Síria e o Iêmen, devastados pela guerra. E isso só acontecerá se rejeitarmos a geopolítica e começarmos a construir um novo paradigma de relações internacionais - uma nova arquitetura de segurança e desenvolvimento.
Muitos falam sobre o dia seguinte. Mas a única maneira de chegar lá é dar esperança às pessoas agora mesmo. Agora, é urgente que a visão de futuro do Plano Oasis seja conhecida, desenvolvida e apoiada, a fim de traçar um curso para sair da morte e da destruição, rumo a uma cooperação mutuamente benéfica entre nações soberanas.
Como Helga Zepp-LaRouche disse em um webcast em 6 de março de 2024, "É preciso ter esperança! É preciso dar aos jovens alguma perspectiva de ter um futuro decente, onde possam formar famílias, onde possam ter uma vida normal de estudos, de fazer coisas úteis em suas vidas. Porque se não colocarmos isso em pauta, o que acontecerá é que, mesmo que consigamos algum tipo de solução parcial ou um cessar-fogo, se não tivermos uma perspectiva de esperança, teremos novas ondas de conflito, de terrorismo, de todos os tipos de guerra. Então, somos ou não somos a espécie inteligente? E essa é a verdadeira questão...."
"Mas acho que se todos nós nos mobilizarmos", continuou ela, "se conseguirmos que alguns países, alguns chefes de estado, alguns ex-chefes de estado, alguns ganhadores do Prêmio Nobel ou qualquer combinação de líderes religiosos proeminentes, venham a público e digam: o único caminho é a paz por meio do desenvolvimento, o novo nome para a paz é desenvolvimento, e aqui está o Plano Oasis que pode fazer isso, isso inspiraria a todos. Isso inspiraria as pessoas da região, inspiraria os países vizinhos, realmente. Eu pensei muito sobre isso - e a proposta feita pelo meu falecido marido Lyndon LaRouche, já em 1975, ainda é a única maneira de obter a paz no Oriente Médio!"
A memória daqueles que morreram, e para dar esperança aos vivos, exige que tenhamos a coragem de fazer a paz por meio do desenvolvimento.
Registre-se abaixo, dando clique em Send RSVP. Recebirá a chave de acesso zoom num email de volta. E compartllhe o convite com outras pessoas!
QUANDO
Sábado, 13 de abril de 2024
ONDE
Para mayor información, por favor comunícate a:
[email protected] o [email protected]
Regístrate con tus datos abajo 👇 y confirma, dando clic en Send RSVP.
(Una vez que confirmes, recibirás la clave de acceso Zoom en el correo electrónico que registraste).
Showing 4 reactions
Sign in with